Cotação

sábado, 3 de dezembro de 2011

Produtores já podem iniciar o plantio de algodão em MT





Produtores já podem iniciar o plantio de algodão em MTOs cotonicultores já podem iniciar o plantio da safra, que no Estado deve atingir 723.687 hectares. Esta área é cerca de 300 mil hectares a mais que na safra 2009/2010. Embora os produtores de Sorriso ainda reservem pouco espaço para a cultura, se comparado aos 600 mil hectares destinados a soja, a expectativa é boa. No entanto, os produtores estão de olho no mercado.

“É muito instável, tudo depende muito do mercado, se o preço estiver bom, vamos ter mais aventureiros investindo na cultura. Como o algodão não interfere na produção de outras culturas, ele pode ser plantado de ‘última hora’”, explica o assessor técnico Instituto Mato-grossense de Algodão (IMA), Felix Kmiecik.

Para 2012, a previsão é plantar 18 mil hectares em Sorriso – mesma área do ano passado, distribuídos em 1ª e 2ª safra. Conforme Kmiecik, cerca de 80% da produção será plantada na safrinha, cuja janela de plantio inicia em janeiro e vai até a segunda quinzena de fevereiro e a colheita acontece em junho. Em dezembro, devem ser plantados apenas 3,5 mil hectares no município, o que equivale a 1ª safra. Kmiecik estima que apenas 15 produtores sorrisenses são “fieis” ao algodão.

O levantamento do Instituto Mato-grossense se Economia Agropecuária (Imea) aponta que o regime de chuvas deve contribuir para este início de safra e garantir o bom andamento do plantio para o algodão 1ª safra. De acordo com o Somar Meteorologia, Sorriso terá uma precipitação acumulada de 81 milímetros na primeira quinzena de dezembro.

Grande parte da produção do município, cuja produtividade atinge cerca de 220 arrobas por hectare (com caroço) é comercializada para a China e Índia, e para as indústrias têxteis de São Paulo e da região Nordeste do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

8pt; text-decoration: none">